Evaporadores

Os evaporadores (também chamados de concentradores) são equipamentos utilizados para reduzir o conteúdo de água de determinado líquido, dando como resultado um produto final líquido porém com maior quantidade de sólidos totais. O resultado pode ser tanto um produto final em si mesmo como é o caso do xarope de glicose, xarope de frutose, suco concentrado de frutas ou, então, um produto intermediário como por exemplo o leite concentrado prévio à secagem spray que dá como resultado final o leite em pó.

A SEI Contreras Ingeniería se especializa no projeto de evaporadores de filme descendente ou "falling film", de filme ascendente o "rising film" e de circulação forçada para concentrar a mais ampla variedade de substratos, a partir de um profundo conhecimento dos mecanismos de transferência de calor envolvidos no processo e das propriedades físico-químicas de diversos produtos; conhecimento demonstrado ao longo de mais de quatro décadas de experiência.

Múltiplos Efeitos

Em um contexto de crescentes exigências econômicas e meio-ambientais voltadas para o uso racional da energia, a introdução de múltiplos efeitos em evaporadores otimiza o uso de vapor, economizando energia e água de torre que na maioria dos casos justifica o investimento inicial.
Nossos especialistas podem estabelecer qual o número ótimo de estágios para o seu processo na base da capacidade de evaporação requerida e da disponibilidade e custo dos serviços.
Nesta configuração de equipamentos, os vapores gerados a partir da água evaporada num estágio alimentam o estágio seguinte, e assim sucessivamente conforme a quantidade de estágios de que disponha o equipamento. O vácuo gerado pelo condensador possibilita se aproveitar a energia residual destes vapores a menor pressão do que no estágio anterior. Isso resulta em que a alimentação do vapor "vivo" direto de caldeira possa se aproveitar tantas vezes quantos forem os estágios do evaporador.
Nós oferecemos alternativas com diferente número de estágios, com a configuração e equipamento adicional mais adequado ao seu processo.

Finisher Ou Acabamento

Quando um produto deve ser levado a concentrações elevadas, é aconselhável adicionar ao evaporador um "finisher" independente visando obter maior precisão e controle sobre o produto final. Este finisher geralmente é um evaporador "falling film", porém pode ser de superfície raspada ou de circulação forçada quando a viscosidade for muito elevada.
A versatilidade de operação de um evaporador finisher radica no fato de que o mesmo é alimentado com vapor "vivo" de maneira independente do concentrador principal, possibilitando o ajuste da temperatura de evaporação, vazão e temperatura de vapor sem depender das condições operacionais do equipamento principal nem alterá-las.

Termo-Compressão

Nos evaporadores atuais é muito freqüente o uso de ejetores para recompressão de parte dos vapores gerados utilizando vapor de média pressão e economizando sensivelmente o consumo a partir de um pequeno investimento. O uso de diferentes relações de termo-compressão bem como o envolvimento de mais de um estágio na compressão abrem um leque de múltiplas possibilidades a serem ponderadas no planejamento do novo equipamento ou na reforma de um evaporador já existente.
Num evaporador com termo-compressão, os vapores gerados num estágio determinado são em parte misturados com vapor de caldeira e recirculados ao mesmo corpo ao tempo que os vapores restantes seguem para os efeitos sub-seguintes.
Ao misturar-se e recomprimir-se, os vapores gerados aumentam a sua temperatura e pressão podendo se evaporar a uma temperatura mais alta. Isso diminui a quantidade requerida para evaporar o produto no referido estágio com a decorrente economia de vapor total. Estima-se que um evaporador com termo-compressor produz um efeito de redução de consumo de vapor semelhante ao obtido ao adicionar ao equipamento um estágio adicional, porém com custo muito menor.

Compressão Mecânica

Uma variante à compressão térmica é a compressão mecânica, que possibilita reutilizar parte do vapor gerado pelo produto mediante um compressor elétrico. Na hipótese de não se contar com uma caldeira de vapor de média pressão ou de estar limitado no uso da mesma, um pré-concentrador com compressão mecânica em conjunto com um finisher se torna uma alternativa interessante para gerar uma economia de vapor quando existe disponibilidade de energia elétrica.

Equipamentos Auxiliares

Dentre os equipamentos auxiliares oferecidos pela nossa empresa, encontram-se:

  • Dessulfitadores
  • Recuperadores de aromas
  • Trocadores de calor e pasteurizadores
  • Resfriadores flash
  • Sistemas de limpeza CIP